domingo, 10 de fevereiro de 2008

Factores económicos e sociais determinantes do futuro

O impacto da Internet no nosso dia a dia , os factores sociais e económicos que determinarão a sua utilização no futuro foram discutidas no Forum da OCDE, em Janeiro de 2007.
Estes temas são também abordados no livro "Wikinomics", de Don Tapscott e A.Williams, aí se referem e descrevem alguns dos projectos e ferramentas disponíveis na web que possibilitam o desenvolvimento colaborativo do conhecimento. Entre estes projectos destaque-se o "Human Genome Project" e o Linux.
De acordo com os autores "devido a mudanças profundas na tecnologia, na demografia, na gestão, na economia e no mundo, estamos a entrar numa nova era em que as pessoas participam na economia como nunca antes o fizeram. Esta participação inovadora atingiu um ponto de viragem em que novas formas de colaboração em massa estão a modificar o modo como os produtos e serviços são inventados, produzidos, comercializados e distribuídos a nível global.
No passado a colaboração acontecia principalmente em pequena escala. Era algo que acontecia entre parentes, amigos e sócios dentro de cada casa, nas comunidades e nos locais de trabalho. Em casos relativamente raros, a colaboração aproximava-se da escala maciça, mas isso verificava-se principalmente em curtos impulsos de acção política.
O acesso crescente às tecnologias da informação coloca as ferramentas necessárias para colaborar, criar valor e competir na ponta dos dedos de cada indivíduo. Esta situação liberta as pessoas para participarem na inovação e na criação de riqueza no interior de todos os sectores da economia. Milhões de pessoas já congregam forças em colaborações auto-organizadas que produzem novos e dinâmicos produtos e serviços que rivalizam com os das maiores e mais bem financiadas empresas do mundo. Este novo modelo é chamado "produção com os pares".
Este tipo de produção baseia-se nas possibilidades da "sabedoria das multidões" em que a construção do conhecimento se baseia no contributo de um número elevado de pessoas. A diversidade destas é uma garantia na melhoria do processo de construção do conhecimento.

Sem comentários: