domingo, 15 de março de 2009

Domingo... sunny day....tempo de pó de pinheiro... tudo amarelo esverdeado

Um local rico em informação sobre ePortefólios

Para o conhecimento da realidade inglesa, a organização Besa

Mais um relatório interessante, a ver com tempo

Comunidades de prática, a ler. Mais referências sobre o mesmo tema, aqui

A adopção de plataformas de elearning, aqui

As TIC e a população portuguesa...


A Reestruturação do Modelo Nórdico de Educação

Ari Antikainen*


Este artigo discute o modelo Nórdico ou o modelo de Estado-Providência e a educação. Mostra como os processos de reestruturação estão acontecendo a nível político e a nível institucional e, ainda, como é que as estruturas básicas do modelo e exemplo nórdico, especialmente os princípios subjacentes às comprehensive schools e às escolas locais, estão a ser abandonados. Pela abordagem institucional, está a emergir um novo pacto geracional ou um modelo institucional, mas a sua legitimação e estabelecimento levarão muito tempo. As mudanças na política e na organização ocorrem de forma muito mais rápida do que nos contextos sócio-culturais. Exemplos de histórias de sucesso, como a reforma dinamarquesa do mercado laboral e o crescimento do cluster finlandês do conhecimento intensivo em TIC, abriram o caminho para esta transformação. Há ainda a possibilidade de uma estratégia de Estado-Providência e de uma estratégia de Estado Competitivo poderem coexistir.

Palavras-chave: Educação; Estado-Providência; Workfare State; modelo nórdico


A tendência para a europeização das políticas educativas, aqui

Ciência, aprendizagem e resolução de problemas, aqui

A influência das teorias cognitivas na investigação em Tecnologia Educativa. Pressupostos teóricos e metodológicos, expectativas e resultados



Clara Pereira Coutinho

Neste artigo sistematiza-se um importante corpo de investigação desenvolvido em torno do potencial educativo das tecnologias da informação e comunicação, num período temporal que abarcou mais de duas décadas, e em que o denominador comum foi o facto da pesquisa realizada ter sido norteada pelos referenciais teóricos das Teorias Cognitivas. Nesse sentido, começaremos por apresentar os pressupostos teóricos do cognitivismo, equacionando em que medida sustentaram formas alternativas de encarar o papel dos "meios tecnológicos" na aprendizagem. Numa segunda fase, serão apresentados os resultados da pesquisa desenvolvida no domínio da Tecnologia Educativa (TE) no período em que o cognitivismo dominou o pensamento e a praxis da investigação educativa. A análise incidirá nas problemáticas de investigação, nos quadros conceptuais e metodológicos dos estudos realizados e terminará debatendo de que forma os resultados obtidos foram (ou não) de encontro às enormes expectativas criadas. Na medida em que não é fácil definir, de forma unívoca, o que se entende por Teoria Cognitiva, nem precisar o momento em que os seus pressupostos conceptuais começaram a influenciar a pesquisa em TE, ou sequer precisar o momento em que esses mesmos referenciais teóricos deram espaço a que o novo marco conceptual, o Construtivismo, passasse a dominar o pensamento e a prática da investigação na área, estamos conscientes das limitações que esta síntese necessariamente acarreta. Esperamos, ainda assim, contribuir para caracterizar um período importante na história da TE e, desta forma, consolidar o seu espaço dentro das Ciências da Educação.

Palavras-chave: Tecnologia Educativa; Investigação; Teoria cognitiva

Crise na escola? ou escola em crise? Reflexão

Ferramentas Web 2.0, Manual para Professores, aqui

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