domingo, 17 de fevereiro de 2008

Uma Nova Universidade

De acordo com artigo publicado no jornal Expresso, intitulado "Uma Nova Universidade", António Câmara salienta que a Universidade irá transformar-se numa instituição cuja vocação é criar empreendedores. Tal ocorrerá porque, de acordo com autor, "no passado todos procuravam obter boas notas para impressionar os futuros empregadores. Mas a criação de empresas é crescentemente uma opção mais atractiva para os estudantes finalistas. "
Continua afirmando que "esta outra Universidade já existe parcialmente. As melhores Universidades mundiais estimulam a investigação desde o primeiro ano, têm cadeiras desafiadoras e incluem programas de empreendedorismo".
Refere também que "os futuros empreendedores poderão causar mudanças significativas nas Universidades. A competição individual poderá ser substituída pela colaboração activa de grupos de estudantes que pretendam ser co-fundadores de novas empresas."
Estas alterações ao nível universitário são um reflexo da nova economia em que vivemos na qual a internet e as suas possibilidades são fundamentais.
Também ao nível do ensino básico seria importante a contextualização dos saberes pela sua integração na realidade local. A legislação contempla esta situação através do Projecto Educativo de Escola e do Plano Curricular de Turma.
Até que ponto existe articulação destes objectos é uma questão interessante.

4 comentários:

mari disse...

curiosa notícia. Este professor sempre foi adepto das tecnologias e de promover o desenvolvimento de projectos acreditando no valor dos alunos universitários. Está à frente de uma empresa há alguns anos - a ydreams (http://www.ydreams.com/ydreams_2005/index.php?page=16) que se tem vindo a destacar um pouco por todo o lado. Recomendo uma visita.

mcneves disse...

Mari, tive o prazer, e o trabalho.., de ser uma das primeiras alunas do Prof. A. Câmara. Ele é de facto uma pessoa que acredita no desenvolvimento de projectos com alunos, não é por acaso que foi Prémio Pessoa em 2006.
Obrigada pelo link, vou fazer uma visita.

mari disse...

que grande privilégio. nunca trabalhei/estudei com ele, mas adoraria a experiência. talvez quando fizer doutoramento, caso sobreviva a este mestrado :)

mcneves disse...

Mari, tudo é possível com trabalho e fé ... :-))